Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

FINAS ONLINE

A ideia era criar uma rede colaborativa que facilite a pesquisa e estudo dos alunos, assim como conhecer muito do que já foi produzido.

Portanto criei o FINÁRIO ONLINE da Arquitetura e Urbanismo UFOP: http://minhateca.com.br/FINAS.ONLINE pelo site Minhateca em que cada pessoa cadastrada recebe 50MB de transferência semanal para poder baixar arquivos. Além disso, uma forma de conseguir maior saldo de transferência é conseguindo pontos e convertê-los em capacidade de download. Contudo, 50MB por semana é suficiente, vai depender do arquivo e todos começam com 1000.

O objetivo era que todos os alunos começassem a usar e colaborar, assim como divulgar, que fosse O MEIO de troca de arquivos ao invés de apenas enviar individualmente para um amigo pois lá ficará arquivado.

Hoje o FINAS.ONLINE possui:
De onde surgiu a ideia?


Eu sempre gostei de compartilhar experiências e conhecimento, não atoa tenho fiz esse blog que fala muito da minha vida acadêmica que já impactou algumas pessoas. Uma vez pensaram em compartilhar arquivos no dropbox, mas sabemos que ele é limitado. Muitas pessoas até hoje vem me pedir arquivos de várias coisas, e eu gasto um certo tempo até achar e enviar, o que faz dessa ideia além de potencial uma solução pra um problema meu que é: parar tudo que eu estiver fazendo pra ajudar alguém, agora será simplesmente enviar um link (não em todas as situações, mas o próprio blog tornou-se mais útil a partir do momento que parei de repetir as informações e só canalizei tudo lá pra todos:)


Porque somente da arquitetura e urbanismo UFOP?


Esse é meu primeiro passo, e minha primeira grande rede de contatos, também o grupo no qual eu tenho mais a compartilhar.


Como divulgar?

Fiz um vídeo tutorial para manter a organização enquanto eu acreditava que somente eu podia criar pastas.




Durante 30 dias coloquei um post referente ao FINÁRIO ONLINE no grupo geral de arquitetura com mais de 500 membros. Divulgando a ideia, mostrando o que tinha de novo e chamando a galera pra colaborar em algo específico. Cada dia o foco era diferente e o FINÁRIO já está abrindo caminhos pra transdisciplinaridade, verifiquem a diversidade das pastas.






Como obter autorização adicional e poder criar pastas.



Como expandir?

Depois que esse grupo estiver bem consolidado com grande número de cadastrados contribuindo a ideia é usar esse grupo como exemplo para que outros administradores criem os grupos dos seus cursos porque eu não tenho conhecimento de todos os cursos por isso é melhor que seja organizado por alguém de dentro.



Como manter a organização? 
Além do vídeo explicativo peço que utilizem essas informações antes de começar a colaborar:http://minhateca.com.br/FINAS.ONLI…/1-+VEJA-ME+ANTES+DE+USAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário