Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de janeiro de 2023

3meses 3 cidades em 3 dias

Estou ficando tão sem tempo que mesmo querendo postar logo pra não perder os pontos principais eu acabei não fazendo isso desde a minha primeira postagem no terceiro dia de Lausanne.
Agora já faz quase 3 meses que estou aqui e quando comecei a escrever esse post fazia mais de um mês e meio, mas não tive tempo de terminar.

3 casas e 3 cidades em 3 meses

Como a moradia que estava era temporária (em Prilly, um distrito de Lausanne mas há 10 min do meu local de trabalho de ônibus), apareceu oportunidade de me mudar para o centro da cidade (5 min a pé do meu local de trabalho e por um preço mais acessível). Passei a morar então com uma senhora e um estudante PHD, mas nunca o via, a senhora via muito pouco também. Funciona como uma pensão, basicamente pagava pelo quarto, tinhamos um banheiro pra utilizarmos e horário combinado pra tomar banho, tinha um espaçozinho na geladeira, um prato, um copo, uma faca, um garfo, uma colher... e não podia cozinhar.  Na verdade poderia cozinhar coisas rápidas, mas não sabia o que era rápido o suficiente no meio de tantas restrições, então eu nunca cozinhava e basicamente tudo ficava no meu quarto, inclusive eu, o tempo todo pois não me sintia livre pra utilizar as áreas comuns, embora eu pudesse. Tinha que ter meu detergente e meu próprio pano para secar e limpar a mesa. O pior de tudo é que nem lixo a gente podia misturar. Cada um com seu lixo e sua coleta seletiva ( a minha dentro do meu quarto no caso). Lavar roupa? De 15 em 15 dias de 7h às 9h da manhã na lavanderia comunitária do prédio através de um sistema super complexo que me fez passar a maior raiva e que horário péssimo!!! E mais uma coisa, não podia receber visitas... :(
Bom, dá pra ver que mesmo sendo mais barato, numa ótima localização, eu não me adaptei com esse sistema de pensão! Um dia resolvi fritar um ovo na caçarola da mulher, pois não achei frigideira. Foi o fim do mundo pra ela e pra mim a gota d'água! E a partir daí, eu que já estava procurando outro lugar pra morar antes mesmo de ir pra lá, achei outro lugar. Não foi tão fácil assim me mudar novamente e vou me mudar em Dezembro já para uma vila próxima de Lausanne. É uma casa enorme com um jardim gigantesco, ao lado de uma floresta. Vou morar com mais 4 pessoas. Os espaços comuns são super aconchegantes, posso cozinhar, tenho espaço pra minhas coisas na cozinha, tem uma area de service onde posso lavar roupa quando quiser, e até uma boite :) Mas lá tá cheio de entulho, tem que dar um jeito. O preço também é acessível, posso receber visitas (inclusive tem um quarto de hóspedes) e o único problema que trem é de meia em meia hora e demora uns 22 min pra chegar aqui, mas bem, vou dar meu jeito.


Agora sobre o estágio no escritório Burckhardt+Partner em Lausane-Flon...


Horário


Trabalho de segunda a sexta (adoro a idéia de não ter que trabalhar no sábado como algumas profissões), inclusive adoro a ideia de ter um horário certo pra trabalhar pois já estava ficando louca com a ideia de virar uma arquiteta que nunca dorme (até porque já tem mais de um anoque amo dormir, ter tempo para comer e fazer tudo que é necessário), esse é um ponto que considero já interessante de trabalhar num escritório, numa empresa dentro de um sistema já predefinido. Só que é um sistema aberto :). Os horários são flexíveis, vamos dizer que o início da jornada é as 8:30, com até 1:30h de almoço deveria sair do serviço às 18:20 ( temos que trabalhar 8:20h por dia, 41h por semana), mas a flexibilidade está no fato de que trabalhando as 8:20h por dia, ou 41h por semana, o resto não interessa porque: todos nós temos uma chave, sabemos a senha do alarme, então se sou a primeira a chegar ou a última a sair (como agora, rs) tenho que verificar se não tem mais alguém no mesmo pavimento (são dois pavimentos), apagar todas as luzes e configurar o alarme e depois sair correndo, rs.
Temos um sistema de relatório de trabalho em que colocamos o número do projeto no qual estamos trabalhando o código do concurso também no caso e de que horas a que horas trabalhamos nisso, no fim do dia o sistema soma tudo e nos dá créditos se tivermos ou horas negativas. Mesmo tendo um horário de serviço tenho trabalhado mais essa semana, estou com pelo menos meia hora de crédito todos os dias. :)
No fim da semana exaustiva, mas feliz sempre viajo para os finais de semana organizados pelo IAESTE, que começam sábado de manhã e terminam domingo (depois explico mais sobre as viagens, mas só pra constar, é assim que viajo tanto, sábado e domingo, o suficiente, pra quem acha que não trabalho haha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário