Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

A viagem ( Die Reise) São João del Rei - BH - Lisbon - Brussels - Berlin - Erfurt - Weimar !


Eu nunca havia viajado de avião, e imagina só ir pra fora do país hein?
Dia 5 de Agosto: a única pessoa que poderia me levar ao aeroporto era meu pai e eu sabia que ele não saberia o caminho porque da última vez nos perdemos em BH. A viagem estava marcada para as 17 hrs e o último check in paras as 15:30. Desde quando ele foi me buscar em Ouro Preto disse que sairíamos de São João del Rei por volta de 12:30. Eu sabia que não daria tempo, mas ele tinha que trabalhar e falou pra eu acordar cedo e ir ajudá-lo no dia para tentarmos sair mais cedo! Assim o fiz na esperança de ajudar o máximo que eu pudesse e não nos atrasarmos, como é de costume que eu me atrase para tudo! Porém não foi necessário pois meu pai disse-me que o hotel estava vazio, que ele já tinha feito tudo, só tinha que esperar o restante dos hóspedes liberar o quarto!
Saímos por volta de 11:30. Paramos para almoçar na estrada, embora eu tenha dito que fosse melhor almoçarmos quando chegassemos ao aeroporto. E isso fez toda a diferença, pois ficamos uma meia hora naquele restaurante por conta da fila.
Chegamos em BH por volta de 14:30. E ainda tínhamos que descobrir o caminho.Fomos para um lado e erramos. Retornamos, fomos para o lado certo mas seguimos a placa errada e informações erradas (estávamos indo para o Aeroporto desativado da Pampulha). Voltamos, explicaram que estávamos no caminho certo. Seguimos e erramos novamente (já estávamos indo para Salvador). Eu não falava nada! Eu nunca havia ido num aeroporto antes, eu não sabia nada que eu deveria fazer exatamente quando eu chegasse lá, eu só sabia o que já tinham me falado. Eu estava com medo de não chegar a tempo para o último check in, embora o vôo fosse só as 17 hrs. Eu não sabia como isso funcionava. No entanto, só olhava disfarçadamente para o relógio, mas meu pai percebeu! Disse que esse horário de último check in era só pra não chegar todo mundo em cima da hora. Eu concordei calada.. Que eu podia fazer? Também não sabia o caminho! Ele estava ali me ajudando, e a gente se perdendo!
Quando acertamos e finalmente vimos a placa indicando a direção para o Aeroporto de Confins faltava cerca de 40 minutos, sendo que a moça que nos orientou disse que de acordo com o andamento do transito deveríamos chegar em uma hora!
Chegamos faltando uns 3 min.
Apressadamente meu pai acabou estacionando incorretamente o carro para eu retirar as minhas malas e os policiais passaram chingando. A fila do check in estava enorme e então eu percebi que o que meu pai falou fazia total sentido.
Eu ainda tinha que trocar dinheiro para levar para a viagem. Fiquei na fila e pedi meu pai pra procurar onde era o cambio. Fiquei imaginando se fosse a minha mãe que estive me levando ao aeroporto, quando eu pedisse pra ela trocar o dinheiro ia me chingar toda, ficar perdidinha da silva e não ter a mínima idéia do que fazer! hehe
Nossa, meus olhos encheram de água agora! Pai, muito obrigada mesmo por tudo!
Mãe, também , muito obrigada!
Não sei nem o que dizer para agradecer tudo o que vocês tem feito por mim! Diante do que vocês compreendem, as vezes não me ajudando da forma como eu pedia, mas da forma como julgaram melhor, eu só tenho a agradecer!
Na verdade São muitas pessoas que eu tenho que agradecer! Obrigada Keila, por me orientar quando eu não sabia o que fazer. Marinheiro de primeira viagem é foda! rs
No ticket da passagem estava escrito tudo que eu poderia levar na bagagem e tal, mas como estava grampeado eu pensei que não podia desgrampear, que era coisa do bilhete de viagem e que não deveria mexer! QUE ANTA!
Então, não sei se cometerão a mesma tolice que eu, mas leiam todas as orientações do bilhete de viagem. Eu apenas segui o que me informaram quando fui reservar meu lugar no avião!E ainda assim confundi algumas coisas. Então...:
1° erro:eu tinha direito a duas bagagens de 32 kg cada no bagageiro =64kg e 6kg na mão( isso foi informal). Eu só capitei os 64kg, e levei menos que 64 kg em TRÊS bagagens! Resultado: uma foi na mão! (além da necessaire e da mochila. Levinhoooo! Imagina só!)
2° erro: como não li o bilhete e não me informaram no guichê também, eu não sabia que só poderia levar liquido e pastas com mais 100ml na bagagem que passou pelo check in. E os da Bagagem de mão deveriam todos estar em um saco plástico específico que cabia cerca de 1l. Os frascos mesmo que tivessem menos de 100ml (por exemplos os já usados) e indicassem mais na embalagem não poderiam ser levados. Isso foi na entrada para a sala de embarque, então lá vai o coitado do meu pai comprar esse tal saquinho para eu colocar minhas coisas. depois foi arrumar uma outra sacola pra eu colocar as que iam ter que ficar.
Enfim, embarquei!
Tentei mandar uma última mensagem para algumas pessoas na sala de embarque mas o celular descarregou bem na hora! (dentre essas pessoas me lembro de Pat, Bubris, Aline, Tia Cláudia, Abstinência...)
Nossa, o avião era muito grande da TAP Portugal. Uma fileira com 4 cadeiras no meio, duas à direita e duas à esquerda (isso na classe econômica, né?).
Fiquei na janela para apreciar a paisagem!
Meu companheiro de viagem foi muito simpático e presenciou minha primeira sensação de decolagem, hehe. Chama-se Maurício, mora em BH e é empresário pelo o que entendi! A gente conversou demais, ele falou sobre as técnicas empreendedoras de avaliação pessoal: os âmbitos que envolvem o ser, o saber e o saber-ser, e que existem quatro características principais dos empreendedores, que você pode ter todas elas mas tem uma em que você se destaca mais: o organizador, o realizador, o integrador e o gerador de idéias (que eu não me lembro ao certo o nome). Como vocês podem ver a conversa foi bem produtiva! Senti uma energia muito positiva nele, me desejou a melhor sorte e disse que adorou a companheira de viagem dele, rs.
Ele estava indo visitar o filho dele na Inglaterra! Chegamos em um certo ponto da conversa que começamos a falar sobre meu avó. Ele disse que os pais dele compraram todos os moveis da casa deles em São João del Rei, estávamos chegando a conclusão de que poderia ser meu avô que fez! Vai saber né? Só a mãe dele para afirmar agora!
Ele disse que um dia iria passar na pousada da minha mãe e dizer que me conheceu no avião, hehe!
Bom, a comida do avião é ótima! Comi alguma coisa de frango que esqueci o nome! a salada, a sobremesa, o café da manha (ou madrugada né?) também estava ótimo!
Cheguei em Lisboa 6:15hrs ( 2:15hrs no Brasil). O Aeroporto estava lotado e o meu vôo estava 25 minutos atrasado (ainda bem, que dava pra dar uma relaxada!).
Eu não tenho visto, porque brasileiro não precisa de visto para estudar na Alemanha ( e demais países do acordo Schengen), é só retirar a Autorização de Residência e eu tenho 3 meses pra isso. A documentação cessaria, entretanto, é a mesma para se obter o visto. As agências mudam de um pais para o outro, é preciso consultar o consulado.
Era essa a hora! Quando chegue na atendente ela me fez mil perguntas e eu fui mostrando os papeis. Ainda bem que era em Portugal. Se fosse qualquer outra língua, com aquela tensão eu ia me embolar toda. Então, estão vindo pra Europa? Primeira escala em Portugal, ok?
Quando estava saindo deixei meu bilhete de embarque cair no chão.Aí achei o de uma outra pessoa, que estava com o comprovante de bagagem atrás. Entreguei para a atendente e saí. No entanto, quando fiz isso eu esqueci meu passaporte no balcão de atendimento! Quando me dei conta pensei: CARAMBA! E agora? Onde eu deixei esse passaporte cair? No que eu dei meia volta surge a atendente atrás de mim com meu passaporte e falou: Assim você não vai chegar na Alemanha! Foi engraçado.. Ai, obrigada atendente portuguesa! Quem me conhece sabe que essas coisas São super normais de acontecer comigo! Embarquei pra Bruxelas, na Bélgica! Esse foi o aeroporto mais maneiro dos que eu embarquei!



Aeroporto Internacional de Bruxelas -



Bélgica

Saí pela plataforma A51, a mesma que estava escrita no meu bilhete para o próximo vôo. Pensei: que sorte! não vou ter q ficar andando por esse Aeroporto gigante com essa mala. Fiquei esperando e resolvi confirmar com a atendente. Nisso ela me disse que esse vôo tinha mudado para a plataforma A49. Era pertinho, então fiquei la até ver na tv que o tal vôo tinha mudado pra plataforma A51. Voltei, fiquei lá e perguntei de novo! Fiquei assim, pra lá e pra cá, no fim, era na A49!




O último avião era menor e nem tinha lanchinho, rs! Não lembro que empresa era, mas a sigla era SN!
Os acentos eram em 3 e tinha uma mãe e seu filho holandês ao meu lado. O menino parecia ter algum tipo de retardo mental e quando o avião decolou ele ficou super apavorado. Conversei com a holandesa também e ela me desejou a melhor sorte do mundo! Ah, é tão legal esses encontros! 



Primeiras imagens da Alemanha

 Bom, chegando em Berlin eu pensei que tinha uma estação de trem bem ao lado do Aeroporto, pelo o que eu tinha entendido do site! Mas não..
Então, perdidinha e com uns 50 kg de mala pedi informações ao taxista, mas preferi ir de ônibus (já cheguei querendo economizar, haha). Subi a escada rolante e fui tentar entender como se pegava um ônibus, perguntei umas duas pessoas até entender que eu tinha que comprar o ticket nas maquinas! Olhei, olhei e entendi absolutamente nada que tava escrito haha.
Pedi ajuda para o português que tinha comprado na minha frente! então ele me ajudou a fazer a operação! Ele é professor de arquitetura na Lusitana, em Portugal! é casado com uma alemã, então ele fica pra cá e pra lá. Nossa, o ônibus ficou lotado, e eu com aquelas malas. Ele me ajudou a saber onde eu deveria descer também. Os ônibus param em todos os pontos dão tipo uma caidinha de lado pra pessoa entrar, é engraçado! Tem um letreiro na parte de entro que avisa todos os pontos e o auto falante também! São dividos em duas partes, parece uma sanfona essa divisão. O ticket você coloca na maquininha la mas não tem roleta, trocador, nada.. na verdade se você não quiser pagar, você nem paga...
Desci na Estação principal de trem (Hauptbanhof) de Berlin, é enorme e maravilhosa! Assim que coloquei os pés pra fora do ônibus tinha um homem me olhando, querendo ajudar com as malas! Falei que não precisava e fomos andando, mas no fim ele acabou me ajudando. O nome dele é Frank Zimmerman, ele é engenheiro mecânico da Volkswagen e mora no norte da Alemanha, mas eu já esqueci o nome da cidade pela milésima vez! Ele foi o primeiro alemão que eu tive contato, e foi um anjo pra mim! Me ajudou a comprar a passagem de trem, a levar minhas coisas para a plataforma certa, perguntou se queria levar algo para beber na viagem e saiu pra procurar um suco de laranja pra mim. Como não achou de laranja comprou um outro e saiu pra procurar o de laranja. Voltou com mais um e não aceitou que eu pagasse nenhum dos dois. Ficamos conversando por muito tempo. Meu trem chegou e ele colocou minhas bagagens pra dentro!
                                   


O trem bala ICE é muito confortável, espaçoso e bonito. Uma tranquilidade enorme, você pode lanchar a vontade, ler, escrever, tem as mesinhas, banheiro e tal...chique demais ( e ainda segunda classe). Ah, e tudo na Alemanha é exatamente no horário certo. Por exemplo, se o trem está marcado de chegar 18:53 ele chega exatamente 18:53!

Dentro do trem
Depois de muito tempo a fiscal passou conferindo os bilhetes. Se eu fosse descer numa cidade próxima nem iam conferir meu bilhete! Está dando pra perceber a diferença entre Brasil e Alemanha né? As pessoas São muito educadas e conscientes, não precisa de ninguém ficar inspecionando.Quando estava chegando em Weimar coloque-me em frente a porta, mas eu estava virada pra porta errada, então não vi a luz do botão acender. Como tudo era automático naquele trem, pensei que a porta iria abrir sozinha! Quando percebi que não iria abrir pedi ajuda para uma menina e ela ficou apertando o mesmo botão que eu! Quando nos demos conta que era o botão da outra porta, que estava com a luz acesa eu apertei e a porta abriu e fechou na mesma hora...então o trem partiu! Saí correndo atrás das fiscal e expliquei o que aconteceu! Eles escreveram atrás do meu bilhete e desci em Erfurt uns 15 minutos depois! Quando saí do trem a plataforma era do outro lado, então eu desci as escadas com aquelas malas e não sabia qual escada deveria subir para chegar na plataforma certa. Perguntei um funcionaria mas ela não falava inglês, saí andando e subi onde achava que era. Quando cheguei do outro lado o trem estava parado com as portas abertas, eu não sabia se era o trem certo mas saí correndo com minhas malas e coloquei dentro do trem. Corri de novo atrás de um fiscal e perguntei se era o trem certo. Graças a Deus era!
Eu havia estimado de chegar em Weimar 20:11. Mas cheguei umas 21:30. Peguei um táxi e mostrei o endereço anotado.
Chegando no prédio...
Os aptos não tem números, no mais eu não havia perguntado isso também, mas estava escrito o nome da pessoas na campainha. Toquei e ninguém atendeu. Só pra ressaltar: eu havia enviado um e-mail falado que eu chegaria um dia depois, e só depois me dei conta disso! Resolvi ficar esperando na porta. Depois tentei abrir a porta do edifício e estava aberta. Entre com as malas. Os dois primeiros andares São de escritórios de médicos e advogados.Fui até o último andar.Voltei ao quarto andar e ainda não havia achado algum nome conhecido na porta. Vi um vulto pelo vidro e nem entendi que era um apartamento, então tentei abrir a porta, mas estava fechada! Vi a campainha e toquei! Apareceu um espanhol, o Rafael! Perguntei se conhecia Pierre e se ele morava ali. Pra minha felicidade a resposta foi SIM! Mas ele não estava sabendo de nada do combinado e disse que infelizmente teria que sair pra buscar uma amigo na rodoviária e ligou para o outro colega de apartamento. Disse-me então que Otto chegaria em 10 minutos.
Subi os 4 andares com as minhas malas, dividindo em 3 vezes, claro! haha
Otto Chegou e abriu a porta pra mim! Muito simpático, ele e seu namorado ficaram conversando comigo! otto disse que tinha um notebook velho que não usava e que eu podia ficar usando ele (é o que estou usando). Me ofereceram algo pra comer, foi uma comida francesa que o namorado dele fez: Quche! Tinha um salgado, com algum tipo de peixe, e outro com queijo e pera, que eu não gostei muito da pera, hehe.

Só de início então, tenho a dizer que quando falarem que a maioria das pessoas não São boas, diga que estão enganados!
“There are so many special people in the world...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário