Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Primeiras semanas na Alemanha

Já estou há mais de 3 semanas aqui em Weimar e posso dizer que estou adaptada, e apaixonada. Nao saio mais com mapa na mao e nao me perco mais! No entanto essa cidade só me emociona a cada dia com sua natureza maravilhosa, a arquitetura clacissista e as pessoas tao simpáticas que aqui encontrei!
Voces podem ter uma ideia melhor da cidade assistindo esse vídeo, é emocionante:
http://www.weimar.de/en/tourism/homepage/watch-the-film/?style=1+class&fsize=1

"Impressionou-me o espetaculo das ruas. Vastas avenidas, enfeitadas de arvores frondosas.
 Ar puro, atmosfera de profunda tranquilidade espiritual. Nao havia, porem, qualquer sinal de inercia ou de ociosidade, porque as vias publicas estavam repletas."
Weimar fica localizada em Thüringuen. É um estado maravilhoso pelo o que pude constatar indo para Eisenach, Jena, Gotha, Erfurt e pelo rafting no Rio Saale, passando por Camburg e Bad König!
E muito comum andar de bicleta, a maior parte das pessoas tem uma ou alugam uma para a permanencia em Weimar. Quanto aos carros ate agora nao vi um que fosse velho.
 A sinalizacao e meio estranha. Quando o sinal abre para o pedestre nao temos tempo suficiente para atravessar e muitas vezes abre para um lado de carros passar tambem e entao os motoristas esperam as pessoas passarem. Nao entendi ainda esse esquema. Tem o aparelho para apertar solicitando que o sinal abra, mas nao vejo muita diferenca no tempo, acho que e so pra enganar a gente.

Com o ID card recebido pela Bauhaus Summer School eu posso viajar gratuitamente de trem regional para as cidades de Thüringuen.
Em Weimar voce pode fazer tudo a pé! Nao adianta voce perguntar sobre qualquer coisa se é perto, pois a resposta sera sempre SIM! As calcadas sao de paralelepidos muito bem colocados e muitas ruas também tem esse calcamento, canteiros em frente de praticamente todos os prédios além do quintal. A área de estacionamento também é de pisograma. Muitas áreas verdes, como o enorme Park an der Ilm. Enormes lixeiras em frente a todos prédios, sem contar que é muito comum a coleta seletiva aqui. Imagine a limpeza que é a cidade!
Nao se encontram filtros de água ou galoes. As pessoas costumam comprar garrafas d´água e ainda por cima com gás (mit Kohlensäure), podendo escolher entre pouca, média ou grande quantidade de gás. Pra quem nao gosta entao lembre-se de pedir "ohne Kohlensäure" senao eles te dao com gas. No entanto eu descobri que a água da Alemanha é muito bem tratada e que nao tem problema tomar água da torneira. As garrafas de plástico (pelo menos a de água, eu tenho certeza) voce pode  vende-las depois por 0,10 ou 0,15 cents (nao sei se depende do lugar ou da garrafa) em vários locais inclusive na própria cafeteria da Universidade.
A comida daqui é muito boa e diversificada, tem uns molhos deliciosos e nada de feijao, arroz raramente.É engracado ver o pacote de 200g de arroz deles no supermercados. Tem muitas opcoes na Mensa da universidade e os precos variam entre 1,5 à 3,5 euro, considerando que os estudantes sempre tem desconto (mostrando o ID card).
Os chocolates sao muito baratos e deliciosos (aiiii). Hoje comprei um pote de sorvete de 900g por 1,85 euro, cre?
Preciso dar umas caminhadas mais no parque ou ir visitar de novo o Belvedere Schloss (castelo) que fica uns 2km da cidade. Esse castelo tem uns jardins maravilhosos.
                                                    Caminho para o Belvedere Schloss                                                    
   

Belvedere Schloss



 
Orangerie - Belvedere Schloss




Rüssich Garten / Irrgarten

Neuholländer Garten
Indo para esse castelo eu parei no meio do caminho para pedir informacoes na "Haus Hohe Pappeln" e nao entendi nada sobre o que era essa local, sendo que a atendente só me deu informacoes em alemao, entao eu fiquei sem saber como perguntar o que era aquela casa. Na volta do castelo eu estava olhando o mapa e vi que aquela casa foi contruída de acordo com os princípios do arquiteto e designer belga Henry Van de Velde.
A casa "Poplars High" foi a residência particular do arquiteto e designer belga Henry van de Velde (1863-1957), que veio a Weimar em 1902 como conselheiro artístico para o Grão-Duque Wilhelm Ernst. Van de Velde teve a casa construída em 1907-1908 de acordo com seus próprios planos, e vivia lá com sua esposa Maria e seus cinco filhos até 1917 A crescente hostilidade para com os estrangeiros durante a Primeira Guerra Mundial obrigou a família a vender a casa e deixar Weimar. A propriedade mudou de mãos várias vezes posteriormente, em rápida sucessão. A Klassik Stiftung Weimar foi cuidar do edifício desde 2003.
Van de Velde desenvolveu o exterior da casa para se ajustar à estrutura interior e da disposição de seus acessórios. Ele pagou uma atenção especial para o caminho do sol.



Projetou o jardim, bem como a arquitetura, mobiliário e utensílios. Cada fachada corresponde a uma seção diferente do jardim

O cubo central e coração da casa foi a sala de estar e corredor no piano nobile. O salão com a sala de estudos vizinha e sala de jantar, a escada para o andar superior e as escadas do lado - todos abertos para fora deste espaço.


Van de Velde deliberadamente dispensado com enfeites ornamentais, concentrando-se na estética da indústria moderna, desenhou o casa "Poplars High", de acordo com princípios da praticidade. A casa é uma síntese única das artes, com a assinatura de todos os detalhes do rolamento Van de Velde.


Ele via a casa como um organismo em que cada quarto tinha uma função específica no lugar fixo dentro da estrutura interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário