Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Alemanha: Como tudo começou

Introdução Detalhada 

( atendendo à pedidos dos que disseram que querem todos os detalhes)


Há muitas pessoas interessadas em saber todos os detalhes sobre minha viagem. Dentre essas tantas há vários destaques diferentes que eu poderia fazer. Para não fugir à essência de tudo penso que é necessário uma introdução sobre o contexto em que os fatos se deram.
Então, antes de embarcarem na viagem comigo, apenas façam tudo o que estiver ao seu alcance para realizar seus sonhos e acreditem em si mesmos! Isso não significa esquecer ou passar por cima das outras pessoas, muito pelo contrário, significa saber respeitar e auxiliar o outro, assim como pedir ajuda quando você sabe que os conhecimentos alheios lhe serão úteis. De antemão saibam que nem todas as pessoas estão dispostas a ajudar! Algumas podem realizar tal ato apenas por desencargo de consciência. Bom seria se soubessem quantas bonificações tal atitude lhes traz. Entretanto, animem-se, a grande maioria não age desta forma!
Entre os meus vários folders deve estar o do CAINT (Coordenadoria de Assuntos Internacionais da UFOP). Eu havia olhado uma vez apenas, mas até então intercâmbio parecia algo muito distante para mim, embora eu tenha me disposto a realizar tamanha aventura desde que iniciei meu curso de Arquitetura e Urbanismo. Não foi por acaso que iniciei aulas de alemão com o professor Marcelo Silveira desde meus primeiros meses em Ouro Preto. Como ele dizia, seriam necessários alguns poucos seis anos para falar bem o alemão. Bom, isso não foi muito animador, mas compreendo o quão difícil é,mas não impossível!
Diante de oportunidades acadêmicas e do engajamento com o curso tive de afastar-me do alemão e dar prioridade a outras atividades, como acontece com tudo em nossa vida. Algumas delas renderam créditos,outras lucros financeiros, e todas com certeza renderam-me muita experiência. Não foi à toa também que o somatório dos pontos obtidos com o meu currículo e meu coeficiente receberam a maior nota para o meu programa de extensão.
Esforço medido agora em números. Tal resultado pode sim esclarecer algo, mas nem quem conviveu comigo pode validar a importância de cada pequeno detalhe e obstáculo, porque todos os acontecimentos da vida encaminham-lhe para um certo ponto e os resultados não se devem apenas por fatos imediatos. A vida é uma intensa preparação, como observo agora toda bagagem adquirida antes da faculdade.
Somente nós somos capazes de traçar nossas metas e objetivos e, portanto, saber em que ponto o rumo deve ser modificado. Eu sempre estive muito esclarecida sobre meus problemas, minhas dificuldades e minhas perspectivas, porém, a vida não segue regras e os acontecimentos não são leis. Tomando a frase de Chico Xavier como minha:" Agradeço todas as dificuldades que enfrentei; não fosse por elas, eu não teria saído do lugar. As facilidades nos impedem de caminhar. Mesmo as críticas nos auxiliam muito."
Cada pessoa tem uma personalidade, uma forma de agir e reagir. Algumas ações engraçadas e incomuns para alguns podem ser atraente e valorizadas por outros. Existem muitos tipos de pessoas, com visões diferentes, com exatamente tudo diferente (observando agora de perto as várias culturas mundiais) e embora muitos julguem (o que é comum ao ser humano imaginando estes não serem julgados, ou pelo menos serem os mais corretos) sinto-me realizada em dizer que não apenas meus familiares, amigos realmente mais próximos cientes de todas as complicações e todos os meros desconhecidos que estou encontrando na minha jornada têm parabenizado-me simplesmente pelo meu jeito de ser! Se há algo que pode deixar-me extramamente feliz é esse tipo de observação.
Entretanto, sabemos que estamos em constante reforma íntima e congratulações e críticas enquadram-se perfeitamente neste processo!
Falar de mim e dos meus anseios são fundamentais para entender tudo que obterei dessa viagem! A minha constante busca por conhecimento!
Alguns podem se perguntar quanto tempo preparei-me pra isso ou como juntei dinheiro! Não, eu não fiz nada disso, exatamente porque minhas primeiras necessidades como notebook, livros para universidade, entre coisas que eu necessitava para me manter fora da casa era eu a responsável!O dinheiro arrecadado com as bolsas que ganhei da faculdade não foram em vão, mas, como eu disse, era algo muito, muito distante da minha realidade viajar pra fora do Brasil!
Eu sempre tive muito medo também por causa da minha insegurança com meu inglês, o qual já faço curso há 4 anos e meio! Imagina então o alemão! Mas eu fui me preparando pra isso e agora ou eu falo, ou eu falo! Ainda recebi um elogio ontem de um alemão, que disse que eu falo muito bem o inglês. Já perguntaram também se eu sou dos EUA, mas eu acho que a minha pronúncia é boa, não que eu saiba muito inglês, porque ele elogiou meu alemão também, com somente uma frase dita, hahaha (acho que ele tava me cantando né?PS: sim ele estava)!
Tudo começou, no entanto, durante uma conversa com uma colega de sala. Quando iniciamos as aulas de alemão todas estávamos empolgadas para ir para Alemanha juntas, mas as pessoas foram indo embora, tomando outros rumos, esquecendo o assunto. Quando ela disse que iria tentar intercâmbio para a Alemanha acendeu a luz dentro de mim! Eu não teria tanto medo se viesse acompanhada (porque creio também que meus pais não aceitariam, como disseram-me. Compreendo, algo assim nunca passou pela mente deles), mas saibam, se querem mesmo, façam nem que seja sozinhos. Agora eu vejo como tudo acontece e que isso é totalmente possível e viável!
Resolvi tentar o intercâmbio também, e por sorte, pois o prazo foi prolongado,caso contrário não daria tempo! Penso que é porque que assim deveria ser então, não é mesmo? Contudo, não foi tão fácil também nem mesmo a primeira etapa, pois precisava da ajuda de minha mãe e muitas vezes ela não tinha tempo e talvez nem entedesse como poderia me ajudar!
Depois de aguardar ansiosamente pela resposta eu sabia que haveria outro problema! De onde tirar todo o dinheiro necessário? Cada vez que conversava com os meus pais sentia que não teria como! Iniciou-se a corrida por auxílio financeiro da faculdade, outras bolsas oferecidas no país, mas nada parecia dar certo!
As chances de intercâmbio estavam quase nulas e as pessoas me perguntando sobre as preparações sendo que eu nem mesmo sabia se iria! Então, depois de tanto colher informações e solicitar ajuda da Fundação Gorceix, recebi a resposta positiva! Tudo retornou a caminhar para frente! Porém, é óbvio, foram aparecendo mais dificuldades!O importante é ter força para superá-las e saber que vem mais pela frente!
Acho que uma hora essa introdução tem que terminar ou então não começo a falar sobre a viagem pois quando começo a escrever não paro!


Estive conversando com aluno de Eng. Controle e Automação da UFOP que está querendo fazer intercâmbio para a Alemanha e com a Laura Teixeira (Islou), para a mesma universidade que eu. Para esclarecer maiores dúvidas vou colocando as informações que estou passando para eles aqui.

Estou estudando na DIA (Dessau Institute of Architecture) ,Hochschule Anhalt .As aulas são em inglês e na realidade estou fazendo disciplinas do programa de Mestrado, pois o curso de graduação é em alemão. Isso é possível porque a graduação aqui é realizada em 3 anos. Então enviei meu currículo lattes em inglês.
Com relação aos documentos do CAINT eles dão todas as informações. Você vai precisar de um responsável pra assinar a declaracão financeira que está no site do CAINT, de 500 euros.
Mas na verdade aqui na Alemanha você precisa de 657 euros comprovados por mês, assim que o consulado exige. Mas para o CAINT é só essa de 500 mesmo e algo que comprove essa renda, como um simples extrato bancário, ou declaracão de imposto de renda, isso tudo está no site.
Você precisa do seu currículo lates em inglês, uma foto 3x4, os documentos comprobatórios das atividades que você citar no currículo.
Que eu me lembre é isso! Você também precisa ter coeficiente maior que 6,5. Então eles farão a avaliação juntando seu currículo e seu coeficiente.
Não foi necessário um tradutor, o próprio lattes tem a opção de ser em inglês e português aí você só digita algumas coisas que julgar ter que traduzir, como nome de cursos e o texto principal.
Você deve entrar no site da faculdade que deseja ir e ver até quando são as inscrições para, no seu caso, o semestre de verão!
Preenchi todo o formulário da universidade em inglês também. Estive em Weimar fazendo curso intensivo de alemão na Bauhaus Summer School, super aconselho.
Meu inglês é avançado também mas não sou fluente, está sendo tudo na marra agora, hehe. Não tem problema você não saber alemão, mas é bom você já ter uma idéia pra você não ficar muito perdido. O professor Marcelo Silveira do DEARQ dá aulas de alemão particulares e em grupo mrsilveira@ibest.com.br. Sem falar que ele já viveu na Alemanha, já participou de banca aqui na DIA.
Muitas pessoas falam inglês na Alemanha, geralmente os mais jovens e principalmente em cidades maiores ou mais conhecidas, o que não é nem o caso de Dessau. A língua é o bem mais precioso pra eles, então, é bom saber. Você pode retirar o visto no Consulado em BH, é no bairro Buritis. Eu vim sem visto porque para
estudar aqui acima de 90 dias nós não precisamos de visto, mas sim de todos os documentos necessários para tirar o visto para fazer a autorização de residência. Eu tenho três meses pra fazer isso. Você escolhe! Se você tiver tempo pra requerer um visto que seja suficiente para toda sua estadia, é bom você já fazer. Eu não tinha tempo.
Você vai precisar de alguém que faca a declaracão financeira de 657 euros mensais pra você e comprove isso com os seguintes documentos.

ESTUDO NA ALEMANHA




RECOMENDAÇÕES




Os brasileiros não necessitam de visto para a Alemanha quando viajam a turismo (seja a


passeio, ou turismo de negócios, ou estudos, etc.). Isto também vale para todos os países do Acordo de


Schengen. O período máximo é de 90 dias para permanência a turismo dentro dos países do


Acordo de Schengen.




Deve-se ficar atento às seguintes exigências:


1. PASSAGEM


Ticket de ida e volta (não mais do que 90 dias de permanência)





2. RESPALDO FINANCEIRO




Valor em dinheiro considerando-se 45,00 € por dia de permanência, ou parte deste dinheiro acompanhado de um Cartão de Crédito Internacional e/ou Travel Money, ou parte deste dinheiro e cheques de viagem, ou parte deste dinheiro e uma Declaração de Compromisso / “Verpflichtungserklärung” (pode ser feita por pessoa residente na Alemanha ou por algum dos familiares aqui no Brasil). É recomendável que na viagem leve consigo pelo menos 300 € cash.




3. EVIDÊNCIA DE MOTIVO E LOCAL DE PERMANÊNCIA


Algum documento que evidencie o que a pessoa pretende fazer na Alemanha e onde ficará


hospedada. Pode ser:


• Convite da pessoa a ser visitada (carta ou e-mail): a pessoa da Alemanha redige um convite em alemão, dando endereço e telefone, falando do que faz profissionalmente e que convida a pessoa X, com a qual tem relação de parentesco ou amizade (irmã/pai/amigo/cunhada) e especificando o período pelo qual poderá ficar em sua casa.


Este convite servirá para esclarecer aos policiais da imigração o motivo da viagem, uma vez que o turista nem sempre poderá explicar-se em alemão, por isso, quanto mais informações contiver o convite, melhor.


Vaucher de Hotel


• Evidência do Congresso ou Seminário ou Curso do qual vai participar


• Eventualmente também evidência da escolaridade e/ou qualificação profissional, no caso de participação em algum evento, ou em algum curso, para evidenciar a relação destes com a atividade profissional e/ou estudantil exercida no Brasil.




4. SEGURO DE VIAGEM & SAÚDE INTERNACIONAL - Consulte sua agência de viagem


Coberturas exigidas:




Tratamento médico e odontológico


Provimento de medicamentos, material de primeiros socorros, remédios


Tratamento ambulatorial


Procedimentos médicos para reabilitação


Cobertura para gravidez e parto


Repatriações sanitárias


Valor total de cobertura, no mínimo, EUR 30.000,00


E que a seguradora tenha subsidiária ou representante nos países do acordo de Schengen,


na Suíça ou Liechtenstein



Observação: Todos, sejam turistas, estudantes ou executivos, por lei deverão estar cobertos por um seguro de Viagem e de Saúde (Isto se aplica a todos os países do acordo de Schengen). Nem sempre há controle quando do desembarque na Alemanha, e com turistas há certa benevolência, especialmente quando os mesmos são portadores de um Cartão de Crédito “Ouro”, mas por lei pode-se exigir este seguro de todas as pessoas.




Seu vôo é direto para a Alemanha? Se não for, você estará fazendo imigração no âmbito Schengen naquele aeroporto em que chega seu vôo internacional (depois você estará fazendo um vôo “doméstico” para alguma cidade na Alemanha), por isso é bom verificar junto ao país de sua imigração quais a exigências deles, pois pode haver pequenas variações, especialmente no que se refere aos itens 2 e 3.




Atenção: Não leve consigo produtos de origem animal (p.ex. salsicha, carne, laticínios, etc.). A entrada


destes produtos só é permitida na União Européia mediante Certificado Sanitário e através da Alfândega.




Av. Protásio de Oliveira Penna, 366 – 101 – B. Buritis – 30575-360 - Belo Horizonte / MG, Brasil


Telefone: +55.31.32131568 – belo-horizonte@hk-diplo.de www.rio-de-janeiro.diplo.de




Honorarkonsul der Bundesrepublik Deutschland


Cônsul Honorário da República Federal da Alemanha


Belo Horizonte


Para permanência acima de 90 dias. (todos os documentos anteriores mais a declaracão de compromisso especificada abaixo, que difere do item 2.)
ATENÇÃO! Com relacao ao item:
1 - sua passagem será então para mais de 90 dias.
3- se você não foi retirar o visto não precisa ter um lugar certo, mas isso é meio confuso, então é melhor arranjar um lugar. No meu caso eu já tinha onde passar pelo menos o primeiro mes por conta do curso de alemão)
4- Pelo menos pra quem vai fazer a declaracão de residencia aqui na Alemanha pode vir com um seguro saúde por um tempo determinado (fiz um de 3 meses pela  MONDIAL) e fazer outro local para o restante do tempo, que sai pode sair mais barato, mas principalmente porque esse seguros de viagem não são  aceitos para tirar a declaração de residencia   . Pra quem vai retirar o visto no Brasil eu não sei)





Declaração de Compromisso - Caso um dos familiares da/do própria/o interessada/o for arcar com as despesas, esta declaração deverá ser assinada, em formulário próprio, no Consulado(Taxa de EUR 15,- = aprox. R$ 45,00). Para o sustento são necessários no mínimo 657 EUR mensais. O declarante deverá comparecer no consulado e apresentar comprovantes derendimentos – contra-cheque dos três últimos meses – ou declaração de contador – e declaração de imposto de renda, e extrato bancário, se tiver aplicações - que evidenciam a capacidade de arcar com este valor (renda mensal a partir de R$ 5.000,00).





( a própria Dulce, coordenadora do Caint, fez essa declaracão pra mim, pode pedí-la se precisar, ela é super acessível), ou bolsa de alguma entidade internacional, como o DAAD (não sei se eles aceitam a bolsa da gorceix como declaração, embora eu tenha ganhado, mas a Gorceix  tem um tempo determinado para dar as respostas, então não é muito viável esperar por isso se voce tiver alguma outra opção), ou o dinheiro todo relativo ao tempo que você vai ficar aqui numa conta bloqueada num banco alemão, mas então você teria que fazer isso aqui (Como a Clara e Keila fizeram).
O curso intensivo que fiz de alemão foi eu que paguei mesmo, até porque minhas aulas só começaram em Outubro, e a Gorceix deu a bolsa por apenas seis meses,sendo que eu vou ficar 8, por causa do tal curso.

A escala eu fiz em Portugal, que foi onde entrei na Europa, nem me pediram o seguro saúde, mas você tem que ter...
Aconselho também a você fazer o Visa travel Money que é um cartão internacional da bandeira visa que você usa como credito e não tem taxa, tem só taxa de saque q é 0,38% enquanto cartão de crédito normal é 6,38%. Seus pais podem depositar do Brasil pra você sem pagar nenhuma taxa por isso!
Eu tive que dar uma chorada básica na Gorceix pra conseguir, porque eu nao iria vir sem a bolsa. Eles me passaram na frente do tempo estimado para dar as respostas, pois eu precisava com urgencia, ao contrario iria cancelar minha inscrição no curso, e me garantiram a bolsa. Eu liguei até pro coordenador geral. No mais, vai organizando tudo, tira seu passaporte, vai guardando dinheiro porque se voce nao conseguir com a Gorceix pode ir depois ou quem sabe não consegue uma bolsa pelo DAAD?
Tem bolsas do Santander também, assim como do CNPq!
A resposta da Faculdade sobre o alojamento só saiu no fim de Agosto. Esse é  o link pra moradia em Dessau, da Universidade. São várias opções, de quarto individual, dividindo, com internet, tv , distancias diferentes da faculdade e etc. Então os preços mudam mas não passa de 300 euros por mês.

http://www.hs-anhalt.com/study/student-accommodation.html

Então olhei por fora. Aqui na Alemanha tem o sistema de WG Zimmer, que são pessoas que juntam pra morar. Geralmente algumas pessoas saem pra fazer intercambio e deixam o quarto todo mobiliado e então você fica nesse período de 6 meses. Eu olhei isso. Esse site aqui:
http://www.wg-gesucht.de/wg-zimmer-in-Dessau.24.0.0.0.html posso ajudar o que você não entender.

Como no meu primeiro mês aqui já havia pagado 1120 euros pelo curso, já incluíam excursões, passe livre de trem pra todas as cidades de Thüringen, moradia e paguei menos pra almoçar no refeitórios estudantis com o ID card ( as refeições variam de 1,50 à 3 euros), não tive muitos gastos. Vim com 670 euros, comprei um smartphone (125 euros ) e estou aqui desde o dia 6 de Agosto. Hoje é dia 18 e ainda tenho 262 euros, sendo que retirei 150 euros pra depositar pra faculdade.
A taxa semestral do mestrado da faculade é 700 euros por semestre, e tem uma taxa semestral para universidade também de 46 euros. Esse é o único valor a ser pago, e que deve ser pago no início.
A passagem de ida e volta deu cerca de R$2100,00. Super aconselho viajar com a TAP Portugal que tem os melhores preços, muito conforto e qualidade.
Tem que estar atento ao tempo de curso, pois é exigido que já tenha 3 anos de curso. Tenho somente 2 anos e meio de curso, mas aceitaram.

Dann,

Auf Wiedersehen ( até a próxima!)


Um comentário:

  1. Olha, por todo essa maratona que você percorreu para chegar aonde chegou, eu, sem nenhum tipo de bajulação tenho que dizer que o que tenho para reconhecer e admirar a sua hercúlea força de vontade de vencer e superar todos esses desafios é ínfimo, não estaria em nenhum momento à altura da sua enorme capacidade de superação e de vencer!
    Meus parabéns!
    Que você a cada desafio superado e a cada conquista você continue nos escrevendo muitos posts neste blog e ao mesmo tempo no seu livro:
    "Experiência de vida: a busca incessante pelo sucesso".
    Beijos e que Deus sempre a proteja e guarde!

    ResponderExcluir