Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Curso a distância Escolas Sustentáveis

Recebi um convite por e-mail para participar deste curso. Estou gostando muito pois além de me mostrar coisas novas está fazendo eu prestar atenção em conhecimentos antigos mas que haviam sido deixados de lado. Este curso está instigando ainda mais o estudo sobre a sustentabilidade e tudo que ela abrange, a começar pelos meus hábitos.
Logo no primeiro eixo há o teste da pegada ecológica (http://www.wwf.org.br/wwf_brasil/pegada_ecologica/o_que_e_pegada_ecologica/ ) o qual relatarei sobre o meu logo abaixo. FAÇA VOCÊ TAMBÉM!
Durante toda minha vida, principalmente na escola quando havia campanhas, sempre me motivei a fazer algo para "ajudar" o meio ambiente. No entanto, às vezes,com o aparecimento de obstáculos como a falta de colaboração das outras pessoas que viviam comigo eu desistia. Já tentei fazer a coleta seletiva na minha antiga residência, a familiar, porém a cooperativa não passou para recolher. Esta atitude também foi motivada por uma campanha no colégio onde estudava na época. Eu passava em todas as salas de todas as séries explicando sobre a coleta seletiva e a importância dela, entretanto eu mesma não fazia.
As pessoas têm mania de me chamar de lixeira porque sempre que vejo alguma coisa interessante na rua eu pego. Sempre guardava caixas, papéis de presente e variados tipos de embalagens e fazia outros tipos de presentes com elas. Já juntei latinhas e garrafas pet também para vender.
Tomo outras atitudes simples como não jogar lixo na rua e repreender as pessoas que fazem isso.
Quando o fiz o teste da pegada ecológica percebi que muitas coisas poderiam ser mudadas no meu dia-a-dia e que estou muito acomodada quanto a preocupação com o meio ambiente, não só pelo resultado (Duas Terras) mas também pelas próprias perguntas que me fizeram refletir. O teste, a cartilha e os vídeos, abriu a minha mente para observar várias coisas, simples como as outras que citei, mas que fazem toda a diferença.
Logo depois do teste resolvi pesquisar se havia coleta seletiva na atual cidade onde moro, Ouro Preto http://www.ouropreto.com.br/noticias/detalhe.php?idnoticia=1256 , e mobilizei as nove pessoas que moram comigo na república a participarem. Amanhã mesmo já vêm buscar. Esta associação também recolhe óleo usado para fazer sabão.
Interessante que no mesmo dia deparei com mais pessoas em outras repúblicas falando sobre este assunto e querendo fazer a coleta seletiva. Agora que aqui já foi implantado passei todas as informações para meus amigos interessados.
Agora é continuar pensando nos próximos passos para diminuir minha pegada ecológica.



Vídeos do Programa Cidades e Soluções sobre a Pegada Ecológica:




Parte 1:

Parte 2:


Parte 3:

Nenhum comentário:

Postar um comentário