Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

O que participar do Labx trouxe pra mim

O que é o Labx?

Programa de desenvolvimento de lideranças para jovens que querem agir grande e transformar o Brasil.

Participei do Labx em São João del Rei esse ano quando estava terminando meu tcc. Foi a partir dessa experiência que participar do concurso Prezifique sua tese que promoveu a seleção dos melhores TCCs da América Latina, Espanha e Portugal e obter 15.375 votos garantindo o primeiro lugar dentre 254 trabalhos e ganhar uma viagem para o Vale do Silício fez toda a diferença pra mim. No labx tive a oportunidade de respirar empreendedorismo e criar uma rede de contatos de gente MUITO BOA, que inclusive me ajudou muito na campanha marcada pela hastag #BrasilNoValeDoSilício.

Fiquei sabendo do concurso através da idealizadora do projeto Formei, e agora?, que cursou Arquitetura e Urbanismo comigo na UFOP, e que também participou do labx, só que em Ouro Preto. Esse projeto da Luiza Miranda Negri também surgiu como fruto do salto individual da mesma ao participar do labx. Atualmente a página possui mais de 12.000 curtidas e conta histórias inspiradoras dos caminhos possíveis depois da graduação.

O trabalho de conclusão de curso era a única disciplina que faltava para eu cursar na faculdade, e resolvi voltar para minha cidade natal para concluí-lo. Durante esse tempo as pessoas com quem tive contato me viam sempre estudando, algumas perguntavam se era só isso que eu estava fazendo. Bem, não era só isso, mas a maioria delas não tinha noção de como essa é uma fase um tanto quanto assombrada para a maioria dos estudantes e eu tentei realizar esse trabalho da melhor forma possível e colocar todos os meus esforços, conhecimentos e expectativas no mesmo. Outras pessoas me perguntavam o que esse esforço poderia me trazer. Na época eu não sabia exatamente, mas foi quando vi nesse concurso a possibilidade de fazer meu esforço e meu tcc me levarem a algum lugar.


Depois de passada a tensão com entrega do caderno de tcc, dos pôsteres e apresentação para a banca avaliadora veio o início do concurso. Desde o início me mantive entre os dois primeiros lugares divulgando meu trabalho para toda a rede de contatos que tinha (São João Del rei, UFOP e ex-alunos, Comunidade Labx, IAESTE Brasil e Suíça, e DIA (Dessau International Architecture - Alemanha). Essa rede de contatos me rendia uns 100 votos por dia e começou a se alastrar com divulgações em páginas e sites, ainda locais. Quando eu estava com cerca de 1000 votos e com uma vantagem boa para o segundo colocado, algo começou a mudar, e uma candidata de outros país começou a despontar. Nesse momento vi a necessidade de expandir a campanha a nível nacional, foi quando fiz o vídeo: Por uma brasileira no Vale do Silício

que foi publicado em matéria na EXAME , o que fez com que a campanha começasse a tomar proporção nacional. Nesse momento eu já estava publicando em todas as universidades do país e em grupos com propostas afins, o que garantiu cerca de 4000 votos em um dia, mas incrivelmente a outra candidata também não parava de subir. Criei evento no facebook e por fim um grupo de mobilização chamado Brasil no Vale do Silício que chegou a reunir mais de 15.000 pessoas contando com a contribuição de todos no grupo que foram adicionando seus amigos. Esse grupo foi o pilar para continuidade da campanha, as pessoas se envolveram tanto que tomaram a ideia como delas em um nível de mobilização que eu não imaginava. Conseguiram publicações em diversas páginas, contavam comigo cada voto, propunham várias ideias, mandavam em todos os grupos possíveis. Foram 15 dias vivendo em função desse concurso, mas só consegui respirar quando todas essa pessoas começaram a se mobilizar e dividir esse ideal comigo, viralizando a campanha. Foi cansativo e emocionante, acima de tudo gratificante mobilizar tantas pessoas e isso com certeza mudou a minha vida, aprendi muito sobre divulgação, mobilização e motivação. Além da página Formei, e agora?, outros frutos do labx me deram grande apoio desde o início como o Sonhapp (São João del Rei), que aplica ações para realizar o sonho grande de jovens no Ensino Médio e a Rede Minha Ouro Preto, rede de mobilização integrante da "Minhas Cidades", da qual utilizei uma das ferramentas para minha campanha, o "compartilhaço ".

O resultado está aí, meu trabalho nesse momento possui 143734 visualizações, o qual pode ser visto em: https://prezi.com/sgl1hla9ndt_/da-saturacao-a-negociacao-no-urbano-compartilhado/?utm_campaign=share&utm_medium=copy

Todas as matérias que saíram sobre: http://arquitentandoamandacarvalho.blogspot.com/2015/10/a-ganhadora-do-prezifique-sua-tese-e.html

A expectativa para conhecer o Vale do Silício foi  muito grande. No blog da Prezi eu contei  como foi essa experiência: https://blog.prezi.com/pt-br/prezifique-sua-tese-amanda-no-vale-do-silicio/

Nenhum comentário:

Postar um comentário