Pesquisar este blog

sábado, 17 de março de 2012

DIA (Dessau Institute of Architecture)

Estrutura geral do curso

O DIA (Instituto de Arquitetura de Dessau) está localizado no campus da Hochschule Anhalt, universidade da qual faz parte e vizinho da mundialmente conhecida Bauhaus, inspirando-se em uma história real da construção e direção pela inovação. O curso de mestrado é uma adição de dois anos ao curso de Bacharelado, este último concluído em no mínimo três anos. Existe a possibilidade de conclusão do curso em quatro anos, o que designa que o curso possa tomar rumos diferentes e um nível de especialização maior. Entretanto o curso de graduação é oferecido somente em alemão. As áreas centrais da Arquitetura e do Desenvolvimento Urbano são sistematicamente estudadas em grande profundidade. O total de cinco anos de educação em arquitetura que é acumulado pela graduação cumpre todos os requerimentos formais para a admissão profissional na câmara legislativa, sendo um curso credenciado pela AQAS (Agência para a Garantia da Qualidade através de Acreditação de programas de estudo na Alemanha). Eis o motivo pelo qual alunos de graduação de outros países, como o Brasil, concluída em cerca de cinco anos, são aceitos no mestrado para programa de intercâmbio acadêmico. O foco está em habilidades e metodologia de projeto avançadas. A análise das correntes questões culturais, sociais e de ciências humanas forma um elemento central. Os últimos achados de pesquisa e desenvolvimento, novo processo, tecnologias e materiais completam o nível do curso, sendo uma das poucas escolas de arquitetura em todo o mundo a oferecer um tecnológico e avançado acesso à arquitetura, explorando limites do design paramétrico e gerado pelo computador.
O programa de mestrado que começou com 10 estudantes há 10 anos conta agora com cerca de 150 vindos de mais de 30 países em todo o mundo. De acordo com a professora Liss C. Werner mais de 400 requerimentos foram enviados neste último semestre de inverno, sendo que apenas 80 foram aceitos. Tal fato demonstra como o instituto cresce e torna-se conhecido rapidamente.  Essa multifacetada atmosfera dentro do curso é sua marca registrada e a coordenação oferece, dentro do possível, toda ajuda necessária durante a estadia do aluno em Dessau-Roßlau.

Informações retiradas do blog oficial do DIA (http://diadessau.tumblr.com/), do website oficial da Universidade (http://www.hs-anhalt.de/) e do compêndio fornecido para o semestre de inverno.


Estrutura curricular

A abertura do programa dá-se em todos os períodos de inverno (somente uma admissão por ano, sendo que somente intercambistas são aceitos em diferentes temporadas). Através de uma sessão introdutória os recém chegados são apresentados às disciplinas obrigatórias, sendo: Urbanismo I, Teoria da Arquitetura I, História das Cidades Européias I, CAD Lógica I e um leque de opções de estúdios, que seriam as disciplinas de projeto arquitetônico. Depois são apresentadas as eletivas com um largo espectro de escolha, aprofundando o conhecimento em um campo específico ou aventurando-se em algum tema totalmente diferente daquele abordado no estúdio, das quais pelo menos duas devem ser escolhidas sendo realizadas em conjunto com alunos do 2° ano.
Os estúdios do primeiro ano ocorrem apenas durante um semestre e são o coração do curso de mestrado. Isso acontece para dar chance aos estudantes de experimentar temáticas diferentes antes de focar no ano de tese final. São limitados a um mínimo de 10 alunos e um máximo de 15.
No semestre de inverno de 2011, nove tipos de estúdios foram oferecidos, dos quais: “Paredes Comuns”, “Projeto Berlim – Tacheles”, “Novo Museu Bauhaus em Weimar”, ”Ecossistema Arquitetural”, “CTC II – Processos do Crescimento Adaptativo”, “No coração da cidade”, “Studio X – Vila conceitual para o século 21”, “Transformando” e “Eder Dam Museu”. Todos eles com diferentes focos divergindo não somente quanto à temática central, mas principalmente no quesito metodologia.

Sistema de Créditos 

1° Semestre – Inverno
Horas/semana
Créditos
Studio 1
8
10
Teoria da Arquitetura 1 + História das Cidades Européias
2
4
Urbanismo 1
2
4
CAD Lógica
2
4
Eletiva 1
2
4
Eletiva 2
2
4
Alemão para estrangeiros*
4
-
*Não gera créditos, mas é obrigatório para alunos cuja língua não é o alemão para receber o diploma de mestrado

Meu modelo de horário para o 1° semestre       

Horário
Segunda
Terça
Quarta
Quinta
Sexta
Sábado
8:00 às 9:30



*História das Cidades Européias
Jacoby


10:00 às 11:30

CAD Lógica
Kalachev
Teoria da Arquitetura I
Hartmann


*STUDIO – Ecossistema Arquitetural
Krastiev
12:30 às 14:00



*STUDIO – Ecossistema Arquitetural
Krastiev

*STUDIO – Ecossistema Arquitetural
Krastiev
14:30 às 16:00

*Urbanismo I
Seminário
Haase

*STUDIO – Ecossistema Arquitetural
Krastiev


16:30 às 18:00
Alemão
*Urbanismo I Desenhos
Haase
DIA Palestra



18:30 às
20:00

Organismos de Energia




*ocorrem de 15 em 15 dias
                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário